Agência Internacional de Energia Atómica lança formação On-line gratuita

posted in: Notícias APIMR | 0

A IAEA (Agência Internacional de Energia Atómica) através do Radiation Protection of Patients (RPOP) lançou uma nova formação on-line gratuita de Gestão de Dose de Radiação em TC, esta pode ser consultada neste link.

 

Este programa tem o intuito de promover a formação contínua dos profissionais de Imagiologia Médica, no que se refere à segurança e qualidade em Tomografia Computorizada (TC)

Os tópicos presentes nesta formação incluem a justificação e optimização da dose de Radiação, as guidelines de prescrição, explicação dos parâmetros técnicos da execução de TC, dose metrics e protocolos específicos para determinadas regiões corporais e pacientes particularmente vulneráveis aos riscos de radiação ionizante.

O Curso é organizado em 11 módulos, cada um como uma curta sequência de perguntas no final. Estar perguntas têm o intuito dos participantes se “auto-avaliarem” no que se refere à compreensão da matéria descrita.

 

Este curso tem como principais objectivos:

  • Aprender acerca do uso apropriado da TC e ser capaz de o aplicar em  contexto clínico;
  • Compreender o potencial de redução de dose nos vários parâmetros de TC, controlo automático e exposição, algoritmos de reconstrução e outras técnicas;
  • Compreender as diferentes dose metrics para TC e aprender como podem ser usados os radiation tracking methods;
  • Verificar as necessidades únicas dos vários protocolos , incluindo aqueles para tórax, abdómen e crânio, bem como para pacientes grávidas e pediátricos;
  • O tempo estimado do curso é de 5 horas no máximo. Depois de terminar o curso, os participantes podem receber o certificado.
  • O curso é ministrado em Inglês;

Fonte: IAEA

https://rpop.iaea.org/RPOP/RPoP/Content/News/10-e-learning.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *