APIMR no conselho consultivo da ERS em 2019/2020

posted in: Notícias APIMR | 0

A APIMR – Associação Portuguesa de Imagiologia Médica e Radioterapia irá integrar o Conselho Consultivo da Entidade Reguladora da Saúde, como membro rotativo, no biénio de 2019-2020. Cientes desta enorme responsabilidade, mas também da oportunidade de ser voz ativa junto de uma entidade pública independente que tem por missão a regulação da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, a APIMR poderá ter um papel mais predominante na identificação de eventuais situações anómalas ou inconformidades no licenciamento das instalações radiológicas, bem como na identificação de casos de exercício ilegal e inqualificado, entre outras na defesa dos interesses dos profissionais que esta associação representa.

Desta forma, vimos por este meio desafiar todos os colegas das áreas da Imagem Médica e Radioterapia para reportarem as situações que entendam não estarem em conformidade com a legislação em vigor, sobretudo no âmbito do licenciamento das instalações, exercício profissional não qualificado e más práticas profissionais/institucionais. Naturalmente, será necessária a identificação de situações concretas (datas, locais, nomes de instituições, pessoas e a descrição mais pormenorizada sempre que possível). Obviamente que estas questões relacionadas com o uso de radiações (em especial as ionizantes) são sempre delicadas e, como tal, queremos assegurar sigilo total dos dados fornecidos, servindo os mesmos apenas para orientar a nossa atuação na delimitação das ações a desenvolver/intervir.

Desta forma, decidiu-se colocar à disposição dos demais colegas o formulário que se segue de modo a que todos possam participar e contribuir ativamente e de forma facilitada, objetivando a identificação das situações acima referidas ou outras de interesse profissional da Imagiologia Médica e Radioterapia.

Formulário: https://forms.gle/VG42AbBTj4TuKMCx7

Obviamente que os restantes canais de contacto se mantém quer por carta, quer pelo nosso mail: direcao@apimr.pt

Saudações associativas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *