APIMR colabora em publicação internacional sobre Burnout em Técnicos de Radiologia

posted in: Notícias | 0
O ano de 2020 foi, como todos sabemos muito exigente para todas as pessoas, e em particular para os profissionais de saúde. Dentro destes profissionais, os Técnios de Radiologia foram muitas vezes uns guerreiros silenciosos sempre na primeira linha do dignóstico, estadiamento e follow up dos efeitos da Covid-19 na saúde dos pacientes. Estes profissionais nunca viraram a cara à luta e nunca se recusaram ou usaram expedientes para ficarem afastados dos utentes. Foram exemplares e cumpriram o que se esperava deles de forma a promover a saúde dos doentes no SNS.
Na sequência de tudo isto, um grupo de investigadores da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e do Centro Hospitalar do Porto, desafiaram a APIMR, em Abril de 2020, para colaborar num trabalho de investigação sobre os efeitos da pandemia sobre a saúde mental dos profissionais, nomeadamente, através da divulgação do questionário estre os seus associados.
Este artigo, demonstrando uma elevada qualidade e rigor científico consegui, a 18 de Maio de 2021 a publicação na prestigiada revista Radiography.
Como tal, partilhamos o artigoBurnout among Portuguese radiographers during the COVID-19 pandemic que foi publicado na revista britânica Radiography e está em versão livre durante os próximos 50 dias no seguinte LINK
De realçar que, segundo este estudo, e no período considerado, revelou existir um alto risco de burnout nestes profissionais com 80% a apresentarem classificações elevadas em pelo menos uma das dimensões consideradas. E apelam a que as instituições de saúde desenvolvam mecanismos para monitorizar a saúde mental dos profissionais promovendo o seu bem-estar evitando o absentismo dos mesmos e promovendo a melhoria da qualidade de serviços prestados aos utentes.
A APIMR já tinha dado visibilidade a este estudo, nomeadamente aquando da publicação desta notícia – LINK
A recolha de amostra para este artigo contou com a colaboração das diversas Associações, entre as quais a APIMR.
Apelamos a que mais colegas sigam o exemplo e apostem na produção científica pois é algo importante para o nosso desenvolvimento e afirmação profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.