Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (TDT) utilizam técnicas de base científica para a promoção da saúde destinadas à prevenção, diagnóstico.  As atividades são desenvolvidas com autonomia técnica, em regime de complementaridade funcional com outros grupos profissionais.

Cabe à ACSS emitir as cédulas aos profissionais que exerçam as atividades já regulamentadas.

O Portal SNS é uma plataforma que fornece acesso a um vasto conjunto de informações e serviços online, disponibilizados pelas instituições que integram o SNS e restantes instituições do Ministério da Saúde.

A criação da Direção-Geral de Saúde e Beneficência Pública, em 1899, representa um marco importante na história da Saúde em Portugal.

À Direção-Geral de Saúde compete, de um modo geral, adotar as medidas profilácticas e terapêuticas indispensáveis à defesa e proteção da saúde, à melhoria das condições fisiológicas da população e, bem assim, à prevenção e ao combate das doenças endêmicas e epidêmicas. Cabe-lhe, pois, exercer uma cação predominantemente educativa e preventiva, em tudo quanto respeite à higiene individual e colectiva, à profilaxia e à melhoria das condições de salubridade

A IGAS tem por missão realizar ações de natureza inspetiva, disciplinar, ou não tipificadas, destinadas à prevenção e deteção da corrupção e da fraude.

A Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS, IP) é um Instituto Público, criado em 2007, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial próprio, que prossegue as atribuições do Ministério da Saúde, sob a sua superintendência e tutela e têm jurisdição sobre o todo o território continental, pessoa coletiva 508 188 423 e sede no Parque da Saúde de Lisboa, Edifício 16, Avenida do Brasil n.º 53 | 1700 – 053 Lisboa.

A ERS é uma entidade pública independente que tem por missão a regulação da atividade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde.

O universo de regulação da ERS inclui todos os estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde do território continental, do sector público, privado e social, excetuando as farmácias.

Tendo como missão a prestação de serviços partilhados – nas áreas de compras e logística, serviços financeiros, recursos humanos e sistemas e tecnologias de informação e comunicação – às entidades com atividade específica na área da saúde, de forma a “centralizar, otimizar e racionalizar” a aquisição de bens e serviços no Serviço Nacional de Saúde.

A Autoridade para as Condições do Trabalho(ACT) tem por missão a promoção da melhoria das condições de trabalho, através do controlo do cumprimento das normas em matéria laboral, no âmbito das relações laborais privadas, bem como a promoção de políticas de prevenção de riscos profissionais.

Compete-lhe, igualmente, o controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança e saúde no trabalho em todos os setores de atividade e nos serviços e organismos da administração pública central, direta e indireta, e local, incluindo os institutos públicos, nas modalidades de serviços personalizados ou de fundos públicos.

A Society of Radiographers é o único órgão no Reino Unido que representa a totalidade da força de trabalho a nível dos profissionais da radiologia. São um sindicato e associação profissional que representa os interesses profissionais, educacionais, públicas e locais de trabalho dos seus membros. Fundada em 1920, são uma das organizações mais antigas e experientes em radiologia do mundo.

Filiação é aberta a qualquer pessoa que trabalhe na área clínica de imagem, radioterapia e oncologia em todo o mundo.

A principal organização de radiologistas, oncologistas e físicos clínicos nos Estados Unidos, com mais de 30000 membros.

Federação Europeia de Sociedades de técnico de radiologia (EFRS) representa mais de 100.000 técnicos e mais de 8.000 alunos através de 39 sociedades nacionais / organismos profissionais e 51 instituições envolvidas na educação de radiografia em toda a região geográfica da Europa .

Fundado em 1967, o Congresso Europeu de Radiologia foi realizado pela primeira vez a cada quatro anos em diferentes locais.

A ESR tem continuado a desenvolver e aperfeiçoar o seu congresso desde então, transformando-o no maior encontro radiológico na Europa com mais de 20.000 participantes de cerca de 100 países e 4.000 trabalhos científicos e exposições. Para atender a crescente demanda, o ECR desenvolveu ferramentas avançadas como EPOS, um sistema de apresentação eletrônica online.

A Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA®) é uma sociedade internacional de radiologistas, físicos médicos e outros profissionais médicos com mais de 54.000 membros de 136 países em todo o mundo

A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA®) tem o departameNto de protecção dos pacientes contra a radiação, fornecendo informação importante, para pacientes e profissionais, no que se refere aos riscos de exposição às radiações ionizantes.

A Sociedade Internacional de Técnicos de Radiologia tem como missão melhorar os padrões e prática de Imagem Médica e Radioterapia em todo o mundo, atuando como a organização internacional de ligação para a tecnologia de radiação médica e promovendo atendimento de qualidade ao paciente, educação e pesquisa nas ciências das radiações “

A missão da American Society of Radiologic Technologists é promover e elevar a profissão de radioterapia e imagens médicas e melhorar a qualidade e segurança do atendimento ao paciente. A ASRT esforça-se para ser a principal associação profissional para a comunidade de imagens médicas e radioterapia através da educação, defesa, pesquisa e inovação.

Blog dedicado ao trabalho do técnico de radiologia nos Cuidados de Saúde Primários.

Site que permite calcular a dose média de radiação ao realizar exames radiológicos.

Quais os requisitos de acesso à formação de qualificação profissional em proteção radiológica?

Os requisitos de acesso à formação de qualificação profissional em proteção radiológica são definidos em função do nível pretendido (cfr. anexo I do Decreto-Lei nº 227/2008)

Perguntas frequentes relativas a exposições médicas