APIMR publica novo artigo na Revista Roentgen

posted in: Notícias, Notícias APIMR | 0

Após desafio lançado pela Associação Nuclirad, a APIMR, na pessoa do Dr. Rui Almeida e Dr. Manuel Lobo, decidiram elaborar este novo artigo – “Pesquisa a nível nacional para uma trajetória evolutiva da profissão de Técnico de Radiologia em Portugal”

Este artigo pretendeu lançar um olhar sobre o futuro da profissão de Técnico de Radiologia, tendo em conta o percurso histórico, de modo a que os colegas da radiologia possam contruir a sua identidade e verificar de onde vêm e para onde pretendem ir.

Exortamos a que consultem também os restantes artigos da revista, que consideramos interessantes. Grande parte do nosso futuro e afirmação profissional joga-se, pela produção de mais e melhores conteúdos científicos, nesta área em constante evolução.

Pode consultar o artigo completo AQUI

  • Rui Almeida – Clínica de Radiologia de Albufeira / Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve / APIMR
  • Manuel Lobo – Unidade Local de Saúde do Nordeste / APIMR

Palavras-chave: Técnico de Radiologia, Imagem Médica e Radioterapia, Profissão, Ensino, Formação Contínua, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Introdução: As recentes alterações significativas verificadas ao nível do Ensino, a confusão burocrática e legislativa que veio a ser evidenciada pela fusão de 3 cursos numa única licenciatura (IMR) e a ausência de mecanismos de regulação e controlo na profissão, remete, obrigatoriamente, para uma necessidade da sua consolidação e estabilidade. Assim, este estudo pretendeu explorar e analisar a perceção dos Técnicos de Radiologia sobre o estado da arte do ensino e da profissão e sobre e sobre as suas legítimas expetativas.

Materiais e Métodos: Um questionário previamente validado foi distribuído eletronicamente a todos os coordenadores dos serviços de imagiologia públicos e privados de Portugal, tendo sido solicitada a sua divulgação interna aos Técnicos de Radiologia. Foram obtidos 251 questionários válidos para efeitos de análise e tratamento estatístico.

Resultados: Na opinião dos Técnicos de Radiologia, a atual licenciatura em IMR não permitiu melhorar os conhecimentos, competências e atitudes dos profissionais (x=2.09±1.036), tendo sido observadas diferenças estatisticamente significativas entre os Técnicos de Radiologia licenciados em Radiologia e os licenciados em IMR (U=1913.5; p=0.000). Para 70% dos inquiridos, também o grau de preparação dos alunos de IMR é menor, sendo que nenhum inquirido selecionou a opção 5 da escala (mais preparados em relação ao ciclo de estudos anterior).

Conclusão: Na perceção dos Técnicos de Radiologia, o caminho da especialização profissional e da formação contínua obrigatória são requisitos essenciais à consolidação da profissão e ao seu reconhecimento social. Para tal, é fundamental a existência de uma ordem profissional que regule e represente devidamente a profissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *