A APIMR, no final de 2022 exortou os Sindicatos a rever legislação relacionada com os profissionais que trabalham no privado.
Um documento de Bolsa de Trabalho e emprego público 29 de 2016 (pág 2300 a 2314), que pode ser consultado AQUI, dá como referência mínima o salário de 700 eur para trabalhadores Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica.
É certo que este documento só foi subscrito por um dos sindicatos e, na altura era para servir como referência mínima, e foi considerado melhor, que a referência ser o salário mínimo.
Bem, os tempos mudaram muito, e a verdade é que o salário mínimo para 2023 já vai em 760 eur…
Portanto urge a retificação deste diploma e, se possível ajustar também os conteúdos funcionais às evoluções académicas recentes, pelo que a APIMR se disponibilzou para ajudar nas matérias que dizem respeitos aos profissionais das áreas da IMRT.
Os sindicatos revelaram total abertura para rever esta situação e consideram prioritária a correção desta injustiça.
Enquanto Associação Portuguesa de Imagiologia Médica e Radioterapia, aconselhamos todos os colegas a recusarem salários que consederem indignos da nossa preparação académica e social atual. Ou seja, aconselhamos a aceitar salários mais próximos da referência da função pública, que estão a rondar os 1200 eur.
Cada um sabe da sua vida, mas é importante termos uma consciência coletiva quanto a esta matéria, de modo a que as condições de todos possam melhorar e os salários subirem. Se todos recusarem trabalhar por pouco dinheiro, os salários só podem subir, pois há cada vez mais procura por estes profissionais.
Deixe um comentário