APIMR e ATARP reúnem com a Direção Executiva do SNS

A Direção Nacional da APIMR esteve, no passado dia 11 de Julho, reunida com a Direção Executiva do SNS, numa reunião conjunta com a ATARP.
A reunião teve como principal foco a criação das novas ULS – Unidades Locais de Saúde, e a sua preocupação, com a estratégia a adotar na articulação dos cuidados hospitalares com os cuidados de saúde primários, e por isso mais focada nos Técnicos de Radiologia.
A ATARP e a APIMR juntamente com colegas dos grupos de trabalho de Cuidados de Saúde Primários (peritos na área), elaboraram um manual para a Organização dos Serviços de Radiologia/Imagiologia nas Unidades Locais de Saúde do Serviço Nacional de Saúde, que tiveram oportunidade de apresentar em primeira mão e que pode ser consultado neste link:  Manual Radiologia ULS – ATARP e APIMR.
Foram debatidos pontos fulcrais como a optimização de recursos humanos e tecnológicos, descongestionamento das urgências hospitalares através do aumento da capacidade resolutiva dos CSP, integração nas equipas multidisciplinares no âmbito do Plano Nacional de Saúde e respetivos programas, da Saúde Escolar e aposta Radiologia na Comunidade.
Foi de consenso entre todos que os cuidades de saúde de qualidade e de proximidade são essenciais para diagnósticos mais precoces e como tal deve ser mantida a aposta e investimento em equipamentos de Radiologia Geral, bem como pensar em alargar a aposta em equipamentos de Radiologia Dentária (CBCT inclusive), Ecografia, Osteodensitometria, e até Tomografia Computorizada para exames de ambulatório e resposta ao programa de rastreio do Cancro do Pulmão (entre outros).
Foi também discutida a pertinência de uma dupla coordenação (CH e CSP) por forma a existir uma orientação focada na eficiência, rentabilização da atividade profissional e capacidade instalada, bem como o reconhecimento dos profissionais para a qualidade do serviço prestado.
A articulação deverá ser otimizada também para as atuais ULS.
Áreas como a proteção radiológica e a representatividade em órgãos de gestão foram também abordados, numa ótica de melhoria da articulação, gestão de recursos e, em última instância, ganhos em saúde e qualidade na prestação de cuidados.

Foram elencados como modelos a seguir alguns casos de sucesso,que importa tomar como exemplo a seguir, pese embora o contexto geográfico, social e profissional de cada região em particular.

A APIMR agradece ao Grupo de Trabalho de Técnicos de Radiologia e à ATARP pela colaboração prestada e agradece também à Direcção Executiva do SNS na pessoa da Dra. Rita Moreira e da Dra. Fátima Fonseca, pela disponibilidade para nos ouvir e ter acolhido grande parte das nossas propostas e orientações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *