O vice presidente da APIMR, Prof. Doutor Rui Almeida, docente na Universidade do Algarve, publicou um livro intitulado “Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education: Advancing Clinical Training and Interdisciplinary Translational Research”
Este livro teve uma colaboração de vários profissionais de diversos contextos geográficos, universitários, profissionais e associativos, nos quais se incluem a APIMR, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Porto, Castelo Branco, etc.
A ideia para esta sinergia de esforços para elaborar este livro surgiu devido à atual mudança de paradigma do ensino tradicional para um modelo misto com a inclusão de estratégias de e-learning. Como tal são necessárias reformas nos modelos de educação clínica e estes devem considerar cuidadosamente as mudanças socio-profissionais necessárias para apoiar esses esforços.
Verificou-se que são necessários estudos mais aprofundados sobre a implementação de simuladores de educação de realidade clínica e virtual na educação, verificou-se o papel insubstituível do ensino na conceção de funções avançadas para os profissionais de saúde e o papel da educação no desenvolvimento profissional contínuo.
Este livro discute um conjunto de temas importantes relacionados com a educação das profissões médicas e de saúde e clarifica os fins, processos e prioridades futuras na introdução de mudanças no sistema educativo. Abrangendo temas como as novas tecnologias e a segurança dos doentes, este grande trabalho de referência é ideal para investigadores, praticantes, académicos, profissionais do setor, instrutores e estudantes.
O livro pode ser consultado no seguinte link: https://www.igi-global.com/gateway/book/279266
Destacamos alguns capítulos :
Chapter 7
António Fernando Caldeira Lagem Abrantes (University of Algarve, Portugal)
|
Deixe um comentário