APIMR colabora na elaboração de livro sobre desafios profissionais e educativos

posted in: Informação, Notícias APIMR | 0

O vice presidente da APIMR, Prof. Doutor Rui Almeida, docente na Universidade do Algarve, publicou um livro intitulado  “Handbook of Research on Improving Allied Health Professions Education: Advancing Clinical Training and Interdisciplinary Translational Research”

Este livro teve uma colaboração de vários profissionais de diversos contextos geográficos, universitários, profissionais e associativos, nos quais se incluem a APIMR, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Porto, Castelo Branco, etc.

A ideia para esta sinergia de esforços para elaborar este livro surgiu devido à atual mudança de paradigma do ensino tradicional para um modelo misto com a inclusão de estratégias de e-learning. Como tal são necessárias reformas nos modelos de educação clínica e estes devem considerar cuidadosamente as mudanças socio-profissionais necessárias para apoiar esses esforços.

Verificou-se que são necessários estudos mais aprofundados sobre a implementação de simuladores de educação de realidade clínica e virtual na educação, verificou-se o papel insubstituível do ensino na conceção de funções avançadas para os profissionais de saúde e o papel da educação no desenvolvimento profissional contínuo.

Este livro discute um conjunto de temas importantes relacionados com a educação das profissões médicas e de saúde e clarifica os fins, processos e prioridades futuras na introdução de mudanças no sistema educativo. Abrangendo temas como as novas tecnologias e a segurança dos doentes, este grande trabalho de referência é ideal para investigadores, praticantes, académicos, profissionais do setor, instrutores e estudantes.

O livro pode ser consultado no seguinte link: https://www.igi-global.com/gateway/book/279266

Destacamos alguns capítulos :

Chapter 12
Manuel José Cruz Duarte Lobo (Local Health Unit of the Northeast, Portugal), Sérgio Carlos Castanheira Nunes Miravent Tavares (Basic Emergency Service of Vila Real de Santo António, Portugal)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *